A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação apresentou na Câmara de Vereadores, nesta quinta-feira, o Plano Local de Habitação e Interesse Social (PLHIS). Elaborado pela Universidade Federal Fluminense, (UFF) a palestra contou com a presença de autoridades municipais e de grande parte dos vereadores.

O PHLIS foi elaborado em 2012 por especialistas da UFF e trata-se de um plano de metas voltado para a área de habitação, visando corrigir déficits de natureza quantitativa e qualitativa. O resultado final se deu a partir de estudos detalhados de toda a extensão do município, levando em conta a geografia de cada bairro, o perfil dos moradores e das residências existentes. Foram apresentados os riscos que cada local está sujeito, como enchentes e deslizamentos de terra, por exemplo, e definidas as formas ideais de atuação para que se evitem construções irregulares e se corrijam as existentes, orientando os trabalhos a serem feitos para melhorar a qualidade de vida e dar dignidade para toda a população. A apresentação ficou a cargo de Professora Regina Bienenstein.

Algumas ações neste sentido já estão sendo realizadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação em diversos bairros. De acordo com a responsável pela pasta, Kátia Oliveira, “as ações se resumem aos acompanhamentos técnico-sociais com as famílias que realizamos regularmente, detectando as necessidades de moradias, de melhorias nas casas e dando orientações técnicas aos moradores quanto às construções irregulares.”

O PLHIS será enviado para apreciação dos vereadores, e de acordo com seu cronograma, se for seguido à risca pelos profissionais da habitação do município, deve resolver os déficits existentes no setor até o ano de 2023.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *