A Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria Municipal de Promoção Social (SEMPS), realizou ontem de noite, no Espaço de Artes da Secretaria Municipal de Cultura (Semuc), a cerimônia de formatura das turmas dos cursos de “Operador de logística Portuária”, “Costureiro de vestuário industrial”, Pedreiro de alvenaria” e “Pintor”, ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e referentes ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Durante todo o evento, a felicidade e o sentimento de gratidão estiveram estampados nos rostos dos formandos, após, aproximadamente, três meses de total dedicação às aulas, realizadas em espaço disponibilizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME).

A ação do Governo federal tem por objetivo ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica direcionados aos estudantes que possuem o ensino fundamental e (ou) médiocompletos ou incompletos, trabalhadorese beneficiários de programas federais de transferência de renda.

Segundo a secretária municipal de Promoção Social, Rosemary Cerqueira, esses cursos ofertados pelo Senai são direcionados principalmente aos beneficiários do programa “Bolsa Família”. “Trata-se de uma capacitação profissional, que proporciona a essas pessoas a possibilidade de uma ascensão econômica, e, consequentemente, a chance de caminharem com as próprias pernas. O Pronatec é uma porta de saída do Bolsa família”, acrescentou a responsável pela pasta, que também fez questão de ressaltar a importância da qualificação profissional como um diferencial no concorrido mercado de trabalho. “Muitas pessoas estão deixando de trabalhar, não só nas empresas do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), mas também em outras de nossa região por falta de capacitação profissional. Não basta ter o Ensino Médio completo, é necessária uma formação continuada”, concluiu.

Além da secretária Rosemary Cerqueira, estiveram presentes na cerimônia, a prefeita, Solange Almeida; a coordenadora municipal do Bolsa Família, Thiana dos Reis; RanaCosendey, chefe de Educação Profissional do Senai e os secretários municipais de Turismo, Nilton Almeida; de Trabalho e Renda, Waldir Júnior; de Comunicação Social, Maria de Fátima Faria e de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Kátia Simone Oliveira.

A parceria da SEMPS com oSenai ainda oferece o curso de “Solda baixa liga de eletrodo revestido” que tem previsão de formatura para 2015, assim como o de “Operador de empilhadeira”, fruto de uma união com o Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat).

Reportagem: Rodrigo Stutz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *