No último dia 5, a prefeita Solange Almeida recebeu a visita do secretário de Estado de Saúde, Felipe Peixoto. Ao lado do secretário municipal de Saúde, Anselmo Ximenes, eles acompanharam o funcionamento da Unidade Móvel de Tomografia Computadorizada (UMTC), do Governo do Estado, que permaneceu no município do dia 2 até este sábado (13), da Clínica da Família e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Instalada na Praça Astério Alves de Mendonça, no Centro, a unidade itinerante realizou aproximadamente 500 exames, que foram agendados pela Secretaria de Saúde junto à Secretaria de Estado de Saúde (SES), suprindo assim todas as demandas do município. Os resultados ficam prontos em até 15 dias.

O secretário de Estado afirmou que a visita ao município também foi importante para conhecer melhor a realidade da saúde local. “A passagem do tomógrafo móvel em Rio Bonito foi de extrema importância para a rede de saúde municipal. Pacientes de outras cidades da região, como Tanguá, Itaboraí, Silva jardim e São Gonçalo também puderam usufruir do benefício”, acrescentou.

A prefeita compartilhou da mesma opinião de Peixoto. De acordo com a chefe do executivo, a parceria com o Governo do Estado só traz melhorias para o município. “Nessas duas semanas, não tivemos gastos com o deslocamento, para outros municípios, de pacientes que necessitavam fazer uma tomografia. Além disso, conseguimos zerar a fila de espera para a realização do exame”, vibrou.

Segundo a auxiliar administrativa Cláudia Moraes, que há algum tempo vem sofrendo de fortes dores abdominais, a instalação da unidade móvel colaborou, e muito, para agilizar o seu tratamento. “Agora vou aguardar o resultado do exame, e encaminhá-lo ao médico. Se Deus quiser, não será nada grave”, disse.

A tomografia de múltiplos detectores tem alta sensibilidade e é indicada para a identificação de lesões provocadas por traumas, tumores, processos infecciosos, entre outros. Seu diagnóstico é preciso e rápido, o que permite um tratamento mais adequado.

Os serviços móveis de diagnóstico por imagem do Governo do Estado reúnem investimentos de R$ 13,4 milhões e são responsáveis por mais de 171 mil procedimentos realizados.

Por Rodrigo Stutz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *