Após denúncia da Procuradoria Geral do Município, a Câmara de Vereadores de Rio Bonito abriu, durante a sessão da última terça-feira (23), uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para analisar um áudio supostamente gravado pela secretária do funcionário do Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV) e filho do presidente da instituição, o advogado Leonardo Martins. Na gravação, o interlocutor, supostamente o filho do presidente, negocia com sua secretária a contratação de equipe médica, com valores “a maior”, a fim de obter benefícios próprios.
De acordo com o ofício 143/2015, encaminhado pela Procuradoria à Câmara, o município teve acesso ao áudio por meio do secretário de Saúde, Anselmo Ximenes. “Tendo em vista a atribuição dessa nobre Casa de leis de fiscalizar o uso de verbas públicas, sirvo-me do presente para encaminhar um “pen drive” contendo cópia do referido áudio, no intuito de que esta casa adote as medidas que julgar necessárias, tal qual a instauração de Comissão Parlamentar de Inquérito, a fim de apurar a veracidade das denúncias. Solicito que sejam adotadas as cautelas de praxe, a fim de preservar a integridade moral dos envolvidos”, acrescentou o procurador geral do município, Gustavo Lopes, que também informou que a denúncia foi encaminhada ao Ministério Público (MP) do Estado do Rio de Janeiro, conforme o texto do documento.
Segundo o presidente da Câmara Municipal, o vereador Reginaldo Dutra, o Reis (PMDB), o legislativo irá investigar a fundo a denúncia. “Diante da gravação e do ofício apresentados, esta casa não pode ser omissa. Não estamos condenando ninguém, mas vamos apurar os fatos. Se houverem culpados, que sejam punidos”, destacou.
A vereadora Rita de Cássia (PP) disse que sempre criticou a forma como as gestões do hospital se colocavam diante da Câmara. Segundo a parlamentar, toda a responsabilidade do HRDV era atribuída à prefeita, Solange Almeida. “Não podemos perder a capacidade de nos indignar e achar certas coisas normais. A CPI será uma resposta à população”, acrescentou.
Na sessão parlamentar desta quinta-feira, que extraordinariamente acontecerá na Escola Municipal Raulbino Mesquita, no Parque Indiano, serão divulgados vereadores que irão compor a CPI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *