“Reunir-se é um começo, permanecer juntos é um progresso, e trabalhar juntos é um sucesso”. Com a leitura coletiva e em coro da frase do empreendedor e fundador da Ford Motor Company, o estadunidense Henry Ford, feita pelos empresários locais e representantes do executivo municipal que lotaram a Câmara Municipal, na manhã desta quarta-feira (24), teve início a “Manhã de Negócios com Empresários de Rio Bonito”, evento promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedecon).

Durante o encontro, que teve por objetivo promover a abertura de um diálogo entre os setores público e privado, a fim de buscar meios para contornar as consequências que a crise econômica que assola o país tem causado no comércio do município e região, o responsável pela pasta de Desenvolvimento Econômico, Sebastião Moreira, sugeriu a criação, o mais rápido possível, de um plano de fidelização dos clientes com o mercado local, que garanta aos mesmos, condições favoráveis ao consumo, como benefícios, descontos, cartão fidelidade, entre outras. Dessa forma, o secretário acredita que os consumidores serão incentivados a comprarem em Rio Bonito, e, consequentemente, mais dinheiro circulará no município. “A Sedecon é um agente articulador, mediador e orientador das relações entre as organizações, instituições, entidades e sociedade em geral na promoção do desenvolvimento econômico de município, mas a iniciativa tem que partir de vocês”, afirmou Moreira, se dirigindo aos empresários presentes, pouco antes de destacar a importância da participação de todos para a elaboração do plano.

O secretário também ressaltou que a união da classe e a sua capacidade de se reinventar são primordiais para a superação da crise. “O poder público pode criar um ambiente de negócios favorável, mas isso jamais será suficiente enquanto a iniciativa privada, que tem a capacidade de fazer a diferença, não rever suas estratégias para o aumento do consumo. A prefeitura também trabalha em parceria com o Sebrae, órgão responsável por fornecer a orientação necessária para a criação de um plano de negócios e abertura de empresas, sendo assim basta os empresários se movimentarem e se prepararem, desde já, para as vendas de final de ano. Podem ter certeza que iremos colaborar com tudo o que estiver ao nosso alcance”, acrescentou.


Também presente no encontro, o superintendente de Operações e Negócios da Agência Estadual de Fomento (Agerio), Alexsandro Araújo, explicou como a instituição financeira, responsável por vender empréstimos às micros, pequenas, médias e grandes empresas do estado, pode colaborar para impulsionar a economia local. “Somos uma agência controlada pelo governo, mas com autonomia administrativa e financeira, que tem como missão fomentar, por meio de empréstimos, o desenvolvimento sustentável do estado. Mediante apresentação da documentação necessária, financiamos projetos de ampliação e abertura de empresas que irão gerar renda para o estado, a juros mais baixos que o do mercado. Estamos à disposição dos empresários interessados”, concluiu.

O micro empresário do município Peargentino C. Neto, que atua no ramo da Tecnologia, com a instalação de sistemas de telefonia PABX, câmeras de segurança e criação de websites, entre outros, fez questão de parabenizar a prefeitura pela realização do evento, através do qual ele obteve informações importantes, essenciais para o crescimento de seu negócio. “Não tinha conhecimento das linhas de crédito oferecidas pela Agerio ao microempreendedor. Os baixos juros da instituição irão me possibilitar comprar mais equipamentos para minha empresa”, vibrou.


Ao final da reunião, a discussão sobre as concessões de áreas destinadas às instalações de empresas no condomínio industrial tomou conta da câmara. Segundo o secretário, o atual governo oferece um tratamento diferenciado às empresas que querem se estabelecer no município, no que diz respeito ao Imposto Sobre Serviços (ISS) e ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). “O condomínio industrial da cidade está aberto às empresas sérias, que apresentem um plano de negócios estruturado e definido. Com responsabilidade e empenho, caminharemos juntos, rumo ao desenvolvimento econômico de Rio Bonito”, encerrou.

Também estiveram presentes no encontro, o chefe de gabinete, Waldir Júnior; o gerente regional do Sebrae, Américo Diniz; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Rio Bonito (Ascirb), Geison Demier; os secretários de Fazenda e Coordenação e Planejamento, Marcelo Soares; Cultura, Rosilane Matos; Turismo, Newton de Almeida; Obras e Serviços Públicos, Flávio Pereira e o vereador Marcos da Fonseca, o Marquinhos da Luanda Car.

Por Rodrigo Stutz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *