A Prefeitura Municipal promoveu na manhã desta terça-feira (7), no Centro Odontológico de Rio de Bonito (CORB), na Mangueirinha, palestras sobre a hipertensão arterial e o diabetes mellitus. A iniciativa foi da Coordenação Municipal do Hiperdia, programa federal destinado ao cadastramento e acompanhamento dos portadores das duas doenças atendidos na rede ambulatorial do Sistema Único de Saúde (SUS), também responsável pela distribuição de medicamentos de forma regular e sistemática a todos os pacientes cadastrados.

A ação teve por objetivo fornecer todas as informações necessárias sobre a prevenção e tratamento da hipertensão e do diabetes.

Uma das palestrantes do evento, a nutricionista da rede municipal de saúde Daniele Azeredo afirmou que a alimentação equilibrada e a prática frequente de atividades físicas são primordiais para se evitar as doenças. “Desenvolvidas as patologias, é necessário também que os pacientes façam o uso correto da medicação e sejam acompanhados por cardiologista, endocrinologista e nutricionista. Todos esses serviços são oferecidos pelo município”, acrescentou.

Para Maria Duarte, moradora do Centro, que é diabética, “o trabalho realizado pela equipe do programa é excelente, pois esclarece a população sobre os cuidados necessários para se evitar e tratar as doenças”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *