Rio Bonito vacina moradores contra febre amarela
A prefeitura de Rio Bonito mobilizou um grande número de servidores e voluntários para auxiliar na vacinação contra a Febre Amarela, que começou na sexta-feira (17/3). E esse esforço deu resultado. Somente nos três primeiros dias da campanha, foram vacinadas mais de 22 mil pessoas, que compareceram aos postos mesmo nos dias chuvosos. Mas a campanha, que tem caráter preventiva, continua nessa semana em 12 unidades de saúde do município: ESF Basílio, ESF Parque Indiano, ESF BNH, ESF Serra, ESF Rio do Ouro, ESF Viçosa, ESF Nova Cidade, ESF Parque Andréia, ESF Rio Vermelho, ESF Jacuba, Ambulatório Loyola e Ambulatório Boa Esperança. O atendimento a partir das 8 horas. A vacinação, a principio, será feita durante 30 dias.
A partir desta terça-feira, 21, o Loyola irá disponibilizar 200 doses por dia de acordo com a ordem de chegada, nos outros postos de atendimento serão 100 doses por dia. Em todas as unidades a vacinação ocorrerá mediante a apresentação do comprovante de residência.
Recomendações – A prefeitura de Rio Bonito explica que a vacinação é recomendada para pessoas a partir de 9 meses de idade até aos 59 anos. Idosos acima da idade só poderão ser vacinados mediante apresentação de atestado médico que comprove boas condições de saúde. Crianças que tenham tomado a vacina de tríplice viral e varicela é recomendado um intervalo de 30 dias para ser vacinada. A secretaria de saúde solicita aos responsáveis que levem o cartão de vacina de crianças com menos de 5 anos de idade. O prazo de imunização da vacina de febre amarela é de 10 dias, por isso a recomendação é que seja interrompida qualquer atividade desportiva e visitação em cachoeiras e trilhas.
O secretário de Saúde afirmou que, embora tenha vacinado mais de 22 mil pessoas em três dias, a meta é imunizar 100% da população contra a febre amarela durante os 30 dias que deve durar a campanha. Ele agradece ao empenho e dedicação de todos os servidores públicos e voluntários que se mobilizaram no último fim de semana para vacinar a população. Matheus disse que espera que os moradores façam também a parte deles e compareçam a um posto para receberem a vacina.
“Quero agradecer a dedicação dos servidores das secretarias de Saúde e de Fazenda, do Samu, do Banco de Sangue, do Ambulatório Esperanção, Guardas de Endemias, Guarda Municipal, da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros, Emater, Defesa Agropecuária da Secretaria Estadual de Agricultura, além dos funcionários da Estratégia de Saúde da Família (ESFs) e do setor de Transporte e Almoxarifado, entre outros. O trabalho de vocês está fazendo a diferença”, afirmou Matheus.